logo da as3 engenharia

Supressor SineTamer

Os Supressores SineTamer, atuam diretamente na prevenção dos famosos Surtos de Tensão, que são os principais causadores de falhas e desgastes do maquinário e paradas inesperadas.

O que é Surto de Tensão?

Nós costumamos conhecer os transientes de tensão pelos chamados “surtos” ou “picos de tensão” na linguagem coloquial do chão de fábrica.

Muitas vezes quando algum equipamento queima, uma linha apresenta problemas de operação ou um controlador desprograma, costumamos ouvir como justificativa que houve um “surto de energia”.

Na realidade, os transientes são o problema de qualidade de energia que mais afeta a indústria, isto é, a maior causa de falhas em ativos elétricos e são muito mais comuns do que eventos esporádicos externos.


Na prática, qualquer mudança abrupta na rede de alimentação gera estes surtos. Exemplos: ao ligar e desligar um interruptor, ao fazer uma manobra de religamento em uma subestação, quando a concessionária de energia desliga e liga a rede, quando há microcortes de rede e quando há indução devido a raios elétricos na rede.


Ou seja, há diversas maneiras de não só danificar, desprogramar ou falhar equipamentos, como também de reduzir significativamente suas vidas úteis.

As principais consequências dos transientes para os circuitos são:

Para o processo, as principais consequências são:

Para que serve o Supressor Sine Tamer?

A melhor solução do mercado testada e comprovada para mitigar os efeitos dos transientes são os Supressores de Surtos e Transientes de Alta Performance SineTamer.


Com a tecnologia presente nos EUA e na América Latina há mais de 15 anos, foram protegidos controladores, CLPs, IHMs, Inversores de Frequência, Câmeras, placas eletrônicas e muitas outras eletrônicas sensíveis.


Nosso foco é atuar nos pontos mais críticos, tornando esta solução, a melhor ferramenta de manutenção proativa, para evitar downtime em processos produtivos. Isso significa economia de tempo, dinheiro e manutenção inteligente!


A norma brasileira estabelece os requisitos mínimos para proteção contra surtos. Porém o nível de proteção proporcionado por DPS comuns é insuficiente para evitar que transientes reduzam a vida útil dos equipamentos, e ainda podem causar situações perigosas como em muitos casos registrados de queima do dispositivo.


Existe apenas uma solução definitiva para se garantir a qualidade de energia contra surtos e transientes de tensão: supressores de surtos de alta performance SineTamer.


Os supressores SineTamer não precisam de aterramento para funcionar, possuem baixíssima tensão residual, filtros sintonizados para a frequência transitória, alta capacidade de corrente, elevada resistência térmica e operam em até 10 modos de proteção. Foram fabricados para serem referência no mundo, estabelecendo um novo padrão para supressão de surtos que atende e supera os padrões internacionais.


Os supressores mitigam transientes de todas as categorias (padrão IEEE A1 até C3), desde manobras de carga até descargas atmosféricas, aumentando a disponibilidade dos equipamentos e reduzindo os custos de manutenção e aquisição de materiais. O melhor de tudo é a confiabilidade: de 15 a 25 anos de garantia!

Quais os principais benefícios?

Em um mercado altamente competitivo, cada ganho em performance é essencial.Para isto, garantir a qualidade de energia dos processos é fundamental e proporciona excelentes resultados com investimentos relativamente baixos.O retorno sobre investimento com supressores SineTamer costuma variar de apenas segundos até poucos meses, dependendo da criticidade da aplicação, porém sendo sempre muito vantajoso se corretamente aplicado.

Promove redução:

Promove maximização:

Implementação Inteligente Supressor SineTamer

Projeto piloto

O consultor já com a ideia do tamanho do negócio faz o piloto em algumas máquinas mais críticas.

Expansão via OPEX

Já com a confiança no trabalho da AS3, o gestor expande o projeto para mais algumas máquinas com verba que ele possui disponível.

Expansão via CAPEX

Já com o projeto consolidado, os gestores fazem investimento nos supressores com o objetivo de garantir a confiabilidade elétrica em larga escala. Desta vez, linhas de produção ou plantas inteiras são protegidas.

Sobre o processo de implantação

Principais diferenciais do Supressor SineTamer

Agende agora mesmo uma demonstração com um dos nossos especialistas.